O poder da conexão para a cidadania

Rafael Malhado | 12:40 | 1 comentários


O mundo acompanhou as últimas manifestações políticas em alguns países do Oriente Médio e percebeu a realização de uma grande mobilização social nesses locais em busca da volta de suas cidadanias. As grandes manifestações e protestos contra esses governos provaram não só a força que o movimento desses povos promoveram, mas também o tamanho do poder da conexão entre as pessoas que a rede digital trouxe para todos nós.

Manifestações no Egito organizadas pela Internet

Especialmente no Egito, manifestantes utilizaram a internet para se organizar e informar o que estava acontecendo durante a revolta. Facebook e Twitter foram as redes sociais fundamentais para promover essa ação. O Google também fez uma parceria com o Twitter para criar uma ferramenta que possibilitasse o envio das notícias do protesto via mensagem de voz - @speak2tweet -  quando o governo retirou o acesso à web como forma de repressão.

@speak2tweet - mensagens de voz dos egípicios viraram textos de 140 caracteres

O que é importante ressaltar sobre esses acontecimentos é o poder das novas tecnologias para trazer a informação e conectar as pessoas com eficiência e, sobretudo, com rapidez. A nova ciência das redes, com fenômenos como o  swarming, explica eventos de comportamento Small World Phenomenon: conexão maior, mundo menor.

O controle da informação torna-se cada vez mais difícil de acontecer visto que cada um de nós tornou-se produtor e administrador do conteúdo. Ferramentas como as redes sociais possibilitaram um alcance maior de nossas ações e isso faz com que possamos nos mover de acordo com nossos interesses e vontades. A mídia, as instituições, o Estado perdem a influência de decisão sobre o que queremos conhecer e entender. A internet trouxe a inteligência coletiva e, por isso, somos os responsáveis agora - sempre fomos? – pela construção da nossa cidadania. Começamos a perceber o valor da conectividade.

Até a próxima!


Gostou? Então Divulgue:

Tags:: , , ,

1 comentários

  1. Antenor Destino. says:

    Rapaiz. Lendo seu txt me lembro das aulas de história na escola. E das várias revoluções bem sucedidas que ocorreram no mundo, muito antes da existência das redes.

    E falando nelas, me vem a memória as aulas de Química. Onde se ensinava que uma reação poderia ser acelerada com substancias catalizadoras.

    Moral da história: Rede social não faz revolução. Mas cataliza que é uma beleza.

    Abs, careca!

Deixe sua opinião, ela é muito importante.Venha "pitacar" você também!