Saiba como funciona o Freio ABS: Importante para sua segurança
Tudo está correto na sua viagem, até a hora em que, inesperadamente, você precisa usar o freio do seu carro. Como é um modelo antigo, o automóvel trava as rodas sofrendo uma força de atrito cinético, que, na prática, quer dizer derrapagem. Logo, se o motivo da sua parada súbita for algo à frente, fatalmente a colisão não poderá ser evitada. Entretanto, nos modelos mais novos há o sistema desenvolvido pelos alemães visando aproveitar todo atrito estático provocado pelos pneus em contato com o solo. O freio ABS evita que o carro derrape, minimizando, dessa forma, possibilidades de acidentes, que poderiam ser até fatais.
Como funciona?
O mecanismo fabricado pela Bosch consiste num conjunto eletrônico que monitora cerca de 20 vezes por segundo a velocidade e rotação das rodas. Quando a velocidade das rodas cai muito em relação à velocidade do carro, há um sinal de que houve uma freada brusca. É nessa hora que entra em ação o sistema ABS, que ao fazer esta leitura, e junto com o sistema hidráulico do mecanismo, vai prendendo e liberando a roda, de forma que não haja o travamento total.
O bombeamento de óleo de freio é feito de forma intermitente pelo sistema, o que causa ao pedal do freio uma trepidação e certo enrijecimento, o que é totalmente normal. Naturalmente, para ter um sistema de freios perfeito, é necessário ter todos os seus conjuntos em plena manutenção, como pastilhas, fluidos, discos, tambores, sapatas etc. É muito importante ter no seu carro pneus novos com um perfeito alinhamento e balanceamento, além da calibragem certa indicada pelo fabricante do veículo.
Mais eficiente também na chuva
Nos dias de chuva, a eficiência do sistema ABS também é comprovada. Por não haver o travamento da roda, evita-se a famosa aquaplanagem e, ainda, com um atrito muito reduzido, é possível parar com segurança. Vale ressaltar que para haver a entrada do ABS, é necessário que se pise fundo no freio. Portanto, para ajudar toda a tecnologia existente nos automóveis, seja a peça mais inteligente do equipamento, não ultrapasse os limites seguros para uma boa viagem.
Tags:: carros
0 comentários