Rdio: Vale a pena assinar?
Acredito fortemente que um bom trabalho ou produto merece ampla divulgação. Um dos defeitos do ser humano é saber reclamar prontamente assim que o problema surge, mas essa mesma disposição some quando o assunto é reconhecer o que é bom. Por isso que resolvi dedicar um post ao Rdio (antes chamado de Oi Rdio), um serviço de streaming musical que conheci há meses e me apaixonei.
Como um bom geração Y, defendi por anos o conceito que tudo na internet é gratuito. Precisando de um programinha? Simples! busca no Google, encontra links para download, verfica pelos comentários se é o arquivo desejado e não há nenhum vírus, procura por links que estejam disponíveis, baixa o software, instala, executa o cracker. Ufa! É gratuito? Sim! É prático? Não! É rápido? Também não!
Quando você começa a trabalhar em uma ponta da cidade oposta a sua e estudar na outra ponta, amigo... Você passa a valorizar muito mais seu tempo, o que torna jornadas de download algo completamente impensável. Nessa que serviços surgem oferecendo conforto e qualidade, além do principal atrativo, a economia do tempo. Nisso, assinei o Netflix assim que lançou no país e ainda estou satisfeito com o serviço, foi aí que no meu feed do Facebook percebi uma série de amigos escutando CDs inteiros em um site integrado a rede social, me cadastrei no Rdio e fiz o teste gratuito de sete dias.
O Rdio tem uma interface social, o site funciona semelhante a muitas redes disponíveis. O seu cadastro inclui um perfil, você pode conectar a conta ao Facebook e descobrir o que seus amigos andam escutando. Logo acima uma caixa de pesquisa permite que você busque por singles, coletâneas, músicas, artistas e bandas.
![]() |
Plataforma está disponível para pcs, smartphones e tablets, com apps na Android Market e Apple Store. |
O acervo do site inclui hip-hop, eletrônico, country, rock, jazz, reagge...e uma boa oferta de artistas nacionais. O serviço faz um ranking em cima do que você escutou, analisa seu gosto musical e dos seus amigos para recomendar novas bandas semelhantes ao que você já escutou. A interface do Rdio não é incrivelmente clean, está na medida certa. O internauta é capaz de conhecer todas as opções do site em pouquíssimos cliques e por fim, a qualidade dos arquivos é muito boa e você ainda pode montar playlists com suas músicas favoritas, ouvi-las a hora que bem entender e compartilhar o que você escuta para os amigos do Facebook.
O Rdio funciona no computador (pelo site ou por um software que sincroniza com os arquivos do pc), celular e tablets. Recomendo o serviço por um fator em especial: Faz dois meses que não baixo nenhuma música e nem compro CDs, e tudo isso, por R$ 8,90 ao mês. Hoje, eu escuto quantas músicas quiser pelo preço de um CD da Banda Calypso nas lojas Americanas. Aí não sei seu gosto musical e preferências com o uso do seu dinheiro, mas recomendo muito o Rdio. Custa um pouco mais que um lanche e pode ser um importante companheiro para árduas horas de trabalho.
Quer testar? Então, vai lá!
Quer testar? Então, vai lá!
Tags:: internet, música, streaming, tecnologia
Então, na sua análise, vale a pena assinar o Rdio (?). Tenho visto amigos publicando músicas no facebook com esse app. Não sabia que ele permitia uma semana de teste. Vou ver como ele é e assinar se realmente valer a pena.