Samsung ataca iPhone

Carlos Ximenes | 13:48 | 0 comentários

Comercial do Samsung Galaxy S2 ironiza fãs da Apple


Eles formam filas que dobram esquinas para comprar nos Estados Unidos seu novo iPhone. E encaram isso como um evento para lembrar pelo resto de suas vidas. Assim começa o novo comercial da Samsung, que divulga as qualidades do Galaxy S2, em detrimento do smartphone da Apple. O iPhone não possui 4G? Então por que não comprar um aparelho que tenha essa funcionalidade? Os diálogos representados no vídeo foram formulados como um ataque direto à concorrência, diferentemente daquelas alfinetadas indiretas que dominavam o universo da publicidade.

 Comprar nos EUA produtos importados, como o Samsung Galaxy S2, pode ser vantajoso

Vídeo está disponível no Youtube

O comercial já foi visualizado quase 400 mil vezes desde que foi lançado há quatro dias no canal do Youtube da Samsung Mobile USA (veja o vídeo abaixo). O próprio slogan, “The Next BIG THING is already here”, também se reflete na propaganda, com o destaque do tamanho da tela dos aparelhos. Com a evolução da tecnologia, os consumidores não querem mais saber apenas de jogos para celular ultrapassados e afins. O que todos querem é ter em mãos um tablet ou um smartphone com o maior número possível de aplicativos e funcionalidades.

Não basta mais ter um aparelho celular convencional. É preciso ter aparelhos de gerações cada vez mais modernas, que atendam às necessidades pessoais e profissionais dos usuários. As empresas, cada vez mais, estão concorrendo não apenas em publicidade, mas, principalmente em uma espécie de corrida tecnológica por inovações impactantes. Afinal, quem nunca ficou em dúvida entre comprar Iphone 4 ou um Samsung Galaxy 5? Pode-se até fazer uma analogia com a corrida espacial durante a Guerra Fria entre EUA e URSS. Alguém duvida que, entre as principais estratégias implementadas, não estão uma profunda análise de concorrência?


Até que ponto vale atacar diretamente a concorrência?


É evidente a inovação tecnológica e mercadológica da Apple e como ela se tornou uma referência de qualidade, inclusive com o recém-falecido Steve Jobs sendo considerado um gênio. A marca passou a influenciar concorrentes diretos, fato comprovado pela semelhança do Galaxy S2 com o iPhone 4S, para citar apenas um exemplo. Claro que o consumidor que ter uma comparação entre produtos para decidir qual adquirir, mas essa disputa por fatias do mercado, que envolve embates publicitários, gera um debate acerca da ética na publicidade. Até que ponto vale a pena atacar o concorrente? E, falando em consumo, você prefere comprar nos EUA novos lançamentos ou esperar que eles cheguem ao Brasil?

Tags:: , , ,

0 comentários

Deixe sua opinião, ela é muito importante.Venha "pitacar" você também!