Food 2.0: fast é também making

Rafael Malhado | 17:51 | 0 comentários

Em todos os cases que vi até hoje sobre Planejamento de Comunicação e Branding aprendi uma coisa: para trabalhar numa campanha on-line de uma marca, para fazer Marketing Digital não podemos esquecer nunca os elementos que envolvem a estrutura que está envolvida antes do ciberespaço. Mais: virar uma empresa 2.0 não significa abandonar o seu produto e serviço off. Trouxe três vídeos para apresentar a vocês e explicá-los.

O Bob's lançou uma campanha a pouco tempo com o tema "Bob's: não dá pra controlar!", utilizando um dos seus sanduíches (Bob's Picanha) para realizar uma promoção. Será que essa vontade de comer Bob's nessa propaganda está diretamente relacionada a vontade dessa rede de fast-food em mudar sua estrutura de atendimento? A ideia é boa, mas se não tiver ferramentas de engajamento também no mundo off-line, a campanha somente pela internet não se sustenta. Isso porque há tempos que no Brasil não se vê um atendimento de qualidade nos postos dessa rede. Os clientes, além de perceberem isso, também puderam contar com mais opções desse tipo de alimentação.

FAST-FOOD NA INTERNET

Uma dessas novas redes, Burger King, que abriu suas primeiras lojas brasileiras em 2004, já entende essa lógica two-way e investe também em experiências diversificadas aos seus novos consumidores. Prova disso é não só a campanha "Tem fome e tem fome de Whopper!", que traz a opção para os consumidores que querem um pouco mais para comer, como o seu próprio slogan "Burker King: a gente faz do seu jeito!" - e faz mesmo! Não apresentar o que se vende na propaganda causa um retorno negativo e o Burger King pensou assim.

Por fim, uma outra comparação da mais bem sucedida rede desse ramo, o Mc Donald's, vai além do envolvimento com o seu público apenas pensando em escolhas e consumo. Na ação criada na Suécia, há uma efetiva experiência com a marca e o consequente engajamento do público quando é oferecido a eles uma oportunidade de interação na mistura de mobile com social game. Mostrando que mesmo se seu produto não for consumido por aqueles que participaram da ação, ele será lembrado e divulgado por todos nas redes sociais.

Então, lembre-se: a estrutura off  também é fundamental para atingir o público on. Provoquei?







Até a próxima!

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