Mídias Sociais e E-commerce: "Curtir" no Supermercado
Dificilmente agluém realmente gosta de fazer compras de mercado: tem o prazer de ver o preço dos produtos, fazer uma lista do que deve compar, ir até lá e passar tudo no caixa depois de entrar numa fila que pode ser grande. Aqueles que simplesmente tem de ir gostariam de possuir esse tempo dedicado às outras tarefas e atividades. Porém, os que preferem e apreciam, o fazem principalmente porque as ferramentas que proporcionam praticidade no delivery não são tão eficazes quanto gostariam. E se essas pessoas pudessem ter a experiência de compra off no mundo on?
Esse foi o meu Projeto de Marketing Digital (thanks @marcioferreira!) para criar uma estratégia inovadora com uma rede de supermercados com 35 lojas, 200 mil visiantes/mês e apenas o domínio .com como único elemento na web. Claro, foi utilizado um nome e um logotipo fictício da marca para determinar e delimitar tudo o que seria proposto. Nos baseamos em algumas pesquisas como a última pesquisa da E.Life sobre hábitos de utilização da internet e redes sociais no Brasil e pesquisas qualitativas sobre decisão de compra pela internet com páginas on-line de mercados concorrentes. Depois, diagnosticamos problemas e oportunidades e percebemos uma solução: estruturar mecanismos com inovação que possibilitem melhorar a opinião de quem já acha fundamental fazer compras pela internet e convercer os que abominam essa ideia em sua maioria, principalmente os jovens.
E-COMMERCE
As mídias sociais foram nosso ponto de partida e alicerce para desenvolver esse projeto. Utilizá-las e entender que suas características já são funcionais no off-line foi fundamental para estratégia. Afinal, o que fazem as pessoas quando sabem de uma promoção? Procuram a loja, compram e ainda espalham a informação, pois gostaram do preço? Exatamente! Nosso target - o público jovem - faz perfeitamente isso nas redes sociais on-line, porém não são nem um pouco familiarizados com o ambiente de compras de carnes, frutas, produtos de limpeza e outras coisas mais. Assim, foram identificados esses comportamentos e construídas maneiras de criar uma novo relacionamento desse tipo de e-commerce.
Além disso, uma plataforma como uma "Galeria Virtual", com inovação tecnológica, foi planejada também para atrair os jovens e os outros internautas consumidores - permanentes e primeiros visitantes. As ações de marketing e publicidade on-line estarão prontas em 30 dias. É comprar e "curtir" as promoções e produtos. Veja a apresentação do projeto.
Tags:: e-commerce, internet, mídias sociais
0 comentários