A ajuda das Redes Sociais para o Consumidor 2.0
Algumas empresas brasileiras ainda cogitam o fato de não estarem conectadas aos seus consumidores pela internet, em especial pelas redes sociais on-line, mesmo com os positivos números de investimento do Marketing Digital no Brasil. Outras, mesmo com perfis/contas no ambiente da web, ainda não perceberam o valor do relacionamento também com os internautas para convecê-los de uma compra ou de uma contratação de um serviço, ou simplesmente buscar interagir para entender seus interesses, desejos; dar valor ao Social Commerce. Todas essas possibilidades seriam facilmente resolvidas se as empresas lembrassem que essas mesmas pessoas que encontram-se no ciberespaço também estão no mundo off.
Para estabelecer uam relação de sucesso com o cliente e fixar o território no Facebook, Twitter, Orkut, Foursquare, Linked In, entre outras, exige muito mais do que uma conta aberta com poucas informações e pouco contato mais próximo com o consumidor. Vou além. Visualizar a necessidade a partir de observações e perceber as oportunidades a partir de comentários na internet é o primeiro e principal passo a ser dado para qualquer um que gostaria de iniciar um investimento digital. Nas ruas, nos grupos sociais, nas nossas amizades, já é feito isso de forma bastante natural. Percebe-se o que o outro deseja, se interessa e traz à realidade para atendê-lo. Então, por que não tratar o seu consumidor on-line da mesma maneira? Ora, se é desse jeito que estabelecemos as relações sociais, no contexto empresarial não seria uma vantagem respeitar quem mais precisa da fidelização frente ao seu produto ou serviço oferecido?
CONSUMIDOR 2.O
No final do ano de 2010, com as compras de fim de ano, o E-Commerce aumentou em até 40% e o que se viu foi um despreparo de muitas empresas - grandes até - que não tomaram as devidas precauções e não realizaram entregas corretas e dentro do prazo estipulado por elas mesmas. Estavam despreparadas para o recorde de vendas pela internet e trouxeram prejuízos para seus clientes. As empresas precisam entender que a ferramenta on-line possui facilidade, praticidade para a compra, porém esquecem de se relacionar com os seus clientes no aspecto mais fundamental: escutá-lo e perceber sua voz na web.
O consumidor 2.0 é aquele que possui diversos elementos e opções para pesquisar e encontrar através das redes sociais on-line todas as traços positivos e negativos das suas necessidades. Ele já aprendeu o valor dessa busca hipertextual, que o leva para infinitas descobertas a respeito do quer adiquirir e - por que não? - fidelizar seus gostos. A era do compartilhamento é mais do que mencionada e as empresas não fazem justamente o que dela se deriva: o compartilhamento para o relacionamento on.
O vídeo abaixo retrata justamente o poder de procura do consumidor pela navegação ampla e diversificada que a internet possibilita sem a influência das empresas. Provoquei?
Até a próxima!
Gostou? Então Divulgue:
Tags:: e-commerce, internet, Redes Sociais
0 comentários