Eventos pelo Facebook funcionam?
Quem é usuário do Facebook já participou ou ao menos já foi convidado a participar de algum evento promovido nessa rede de relacionamentos. Festas, aniversários, shows, manifestações de apoios e de contribuições ou até mesmo páginas criadas para protestar sobre descasos, abusos, insatisfações com alguma política de governo. Realizações como essas organizadas nas redes soiais on-line merecem, sim, uma atenção nos dias de hoje, pois internet gera um alcance e uma adesão aos eventos muito grande entre as pessoas que se relacionam pela plataforma. No entanto, será que o propósito que nasce on possui realmente resultados off?
EXEMPLO DE EVENTO PROMOVIDO NO FACEBOOK
Acredito que boa parte dos participantes dessas organizações, claro, possuem a intenção real não só de demonstrar apoio ao movimento, como também contribuír com sua presença - um show de música com certeza consegue isso facilmente. Do contrário, não haveria casos bem sucedidos como o grande número de voluntários para ajudar no desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro e, no caso mais recente, a impressionante marca já alcançada de pessoas indignadas com as expressões utilizadas pelo então deputado Jair Bolsonaro. Mas o que diferencia essas manifestações de outras que não geraram efeitos tão expressivos? A complementação da rede.
Só haverá mobilização quando um conjunto de elementos estão efetivamente relacionados, ligados entre eles: o motivo, o interesse e a ação. Para essa ligação acontecer, deve existir o meio que conecta tudo isso. Contudo, a conexão deve estabelecer exatamente o ponto fundamental de cada evento, ou seja, para o movimento alcançar seus objetivos é necessário sempre destacar que mais importante que a ideia de promover algo é direcionar suas intenções para movê-las. O caso do último sábado é um exemplo. Não houve qualquer notícia nos grandes veículos de comunicação sobre o "Dia 2 de Abril sem Metrô", criado no Facebook para os insatisfeitos com o aumento da passagem do transporte. Tão pouco diferenças perceptivas na sua utilização - comprovado por quem vos informa.
CAUSES.COM - PROMOVE AÇÕES SOCIAIS COM LOGIN PELO FACEBOOK
Portanto, que as redes sociais on-line possuem o poder de expandir e quantificar ações todos nós já sabemos e meus "pitacos" são repletos dessas afirmações. Porém, é essencial que tenhamos a noção de que elas facilitam nosso cotidiano, mas não substituem o elemento gerador nem o produto das nossas relações sociais, responsáveis pelo que somos, produzimos, causamos - isso só off! Ainda... será?
Até a próxima!
Tags:: Eventos, Facebook, Redes Sociais
em Portugal resultou. foi organizado no facebook um evento para manifestações nas principais cidades e foram muitas mais pessoas do que foi confirmado no facebook