Polícia Indiana inova usando o Facebook
Moradores de Delhi, Índia, foram transformados em informantes das autoridades desde que a polícia de trânsito lançou uma página no Facebook para reprimir os maus condutores com ajuda da população local.
Funciona assim: quando um motorista vê alguém violando as leis de trânsito (desrespeitando o farol vermelho, bloqueando uma faixa de pedestres e etc), pode tirar uma foto da violação e da placa do veículo e enviá-las para a página da Polícia Rodoviária de Delhii no Facebook. Com a prova da inflação, a policia busca pelo dados do motorista e toma as atitudes necessárias.
Exemplo de denúncia feita por um civil e publicada na página da polícia local.
Aproximadamente, 660 multas já foram emitidas dessa forma, segundo o jornal The New York Times. A ideia teve seu inicio há cerca de dois meses atrás. A página da ronda virtual já conta com quase 20 mil fãs que já enviaram mais de três mil fotos e vídeos das inflações.
A ideia pode parecer fascinante, mas, veículos locais levantam questões preocupantes sobre esse sistema. Muitas imagens apresentam fortes reflexos e borrões denotando que o carro estava em movimento quando a foto foi tirada. Logo, temos uma violação da pessoa que está denunciando a prática alheia. Outra questão levantada é a fácil manipulação que a imagem pode sofrer por meio de programas como o Photoshop.
A página avisa que os motoristas podem contestar as multas recebidas em caso de acusação errônea. A atitude da policia indiana é pioneira no mundo. Há registros de muitas páginas policiais no Facebook, mas, nenhuma delas permite essa interação das autoridades com o cidadão.
Você vê essa atitude como correta? Seria esse o futuro da aplicação das leis?
_________________________________________________________________________________

Tags:: Facebook
acredito que uma fotografia não é muito confiável considerando que pela própria máquina da pra regular para parecer que o veículo esta em movimento ou parado porém em forma de video da ação seria bom aplicar em qualquer local.