Vamos falar sobre plágio?

Fox Xavier | 14:31 | 3 comentários

Primeiro: O que é plágio? 


Tem muita gente que faz um blog, escolhe seu nicho e começa a postar tudo que vê pela frente. A grande maioria das coisas é conteúdo que foi copiado de outros sites, alguns são tão infantis que nem se quer a fonte citam. Se você faz isso, primeiro, gostaria de te alertar que você não é blogueiro, você é um plagiador e está abaixo dos trools na escala da evolução virtual.

Plagiar é copiar pedaços de textos ou posts inteiros em suas páginas citando, ou não, as “fontes” . Você só pode creditar algo como fonte, quando você a consulta e explica o assunto com suas palavras. Copiar um texto inteiro é uma reprodução, e isso é altamente castigado na internet, mesmo que você cite a origem do texto plagiado.

Minha trágica história com plagiadores


Meu momento Deprêshow
Muito antes de pensar em ser blogueiro eu era um adolescente que escrevia textos e os guardava em fichários e arquivos no meu computador (aquelas carrocinhas da Positivo com 256 Mb, sabe? Tempos de treva amigo). Um dia resolvi tentar escrever um livro sobre o seriado Chaves, a ideia (logicamente) não foi pra frente, mas surgiu um texto depois de muitos dias de pesquisa, chamado de “Os sete maiores mistérios de Chaves”. Eu perdi esse arquivo no computador e reencontrei em um cd de backup. publiquei o post anos depois no Arquivo SBT, no dia 16 maio de 2010.


Lógico que o texto se tornou um sucesso, todos agregadores de links publicaram o post e em um só dia, mais de 10 mil pessoas conferiram a postagem. Mas é lógico que o sucesso atrai as cópias. Em menos de 48 horas o texto já estava em blogs e mais blogs, foi enviado sem autoria a centenas de e-mails com direito a PPT, comunidades do Orkut e até fóruns com o tema do post surgiram.

Legal Fox! Mas aonde você quer chegar com esse blá-blá-blá?

Simples. Depois das cópias e mais cópias de um texto que levei dias para escrever eu decidi entrar de vez no time do combate ao plágio. E passei a pesquisar quem estava copiando as minhas atualizações e denunciá-las ao Blogger e outros serviços.

A grande maioria dos copiadores mandaram um crtl+c crtl+v no texto, adicionaram uma imagem ou outra e aí tiveram a cara de pau de colocar: “Fonte ArquivoSBT”. Pois é... Isso não isenta de punições e todas essas páginas foram tiradas do ar e blogs com “antecedentes” foram excluídos. Exemplo:


http://garimpodoeu.blogspot.com/2011/01/achados-do-orkut-7-misterios-de-chaves.html
http://g7ceara.blogspot.com/2010/06/os-sete-maiores-misterios-do-chaves.html
http://jackspeech.blogspot.com/2011/01/os-7-misterios-de-chaves.html
http://www.osimpossiveis.blog.br/2010/11/os-sete-maiores-misterios-de-chaves.html

Viram? Em nenhum deles o post está no ar.

...E como você consegue identificar quem copia seus posts?

Existem boas possibilidades para detectar os filhos da puta que te copiam. A primeira delas é uma simples pesquisa no Google. Use a url do seu post ou título e perceba quanta coisa você vai encontrar:

Exemplo:

Pesquisa: "Os Sete Maiores Mistérios de Chaves"
Resultado: http://migre.me/3RZwi

Outra opção é usar o Copyscape. Nesse site você digita a url da postagem e ele te apresenta a lista de "kibadores":

Exemplo:

http://www.copyscape.com/?q=http%3A%2F%2Fwww.arquivosbt.com%2F2010%2F05%2Fos-sete-maiores-misterios-de-chaves.html
Um terceiro método é fazer uma varredura no seu Google Analytics. Os kibadores que amam "citar fontes" vão incluir um link do seu blog no post copiado, e isso pode te render alguma visitas que vai constar no seu gráfico da ferramenta.

Aconselho que você leia mais sobre a questão do plágio nos artigos abaixo:

Plágio e direitos autorais, saiba de tudo

O que é um kibador?

Google está punindo quem copia textos

Traduzir textos é plágio?

Coloque um aviso anti-plágio no seu blog/site
Mas depois ler tudo você deve estar se perguntando: - Tá e como eu posso denunciar o plagiador?

Depende do caso, se o conteúdo estiver em blogspot leia esse artigo.

wodpress.com e outros casos em breve. 

Tags:: ,

3 comentários

  1. Olá caro FOXXAVIER!

    Muito oportuno seu post!

    Existe muitas pessoas que apenas copiam dos grandes portais para seus Blogs,isso é inaceitável e sem qualidade,por outro lado vejo a dificuldade de Blogs que falam sobre determinado nicho,mas claro que esse não é o caminho(plagiar).

    Recentemente escrevi uma artigo para o Gerenciando Blog que reafirma sua matéria e ainda das dicas a Blogs de tecnologia,a que interessar poderá acessar aqui: http://www.symbiandownet.com.br/2011/02/guest-post-no-gerenciando-blog.html

    Abraços!

  2. Olá amigo Reginaldo,

    Muito me agrada receber um comentário seu, pq li esse artigo recentemente no Gerenciando Blogs (que é nosso parceiro, inclusive) e identifiquei com muitas dificuldades que você citou. Manter um blog em um nicho de tecnologia é enfrentar uma concorrência absurda, buscar espaço onde já não têm e principalmente, enfrentar muitos plagiadores. É matar um leão por dia. Mas vamos seguindo!!! :D hehe


    abraços!

  3. Excelente abordagem de um assunto tão importante de ser debatido na internet, meu caro Fox.

    O Cinema na Rede vem sofrendo constantemente com plágios, não só de blogs, mas de sites e impressos também, pra você ter uma ideia...

    Não só pelo trabalho sério que nós realizamos, cobrindo eventos e mantendo uma equipe, mas, principalmente, como jornalistas, é triste ver colegas de profissão lançando mão de um jornalismo antiético, preguiçoso e criminoso (sim, plágio é crime!!!)...

    Aguardo o próximo post.

    Abraços!!!

Deixe sua opinião, ela é muito importante.Venha "pitacar" você também!