Saiba como é feita a apuração dos votos

Fox Xavier | 16:33 | 4 comentários

A urna é como um computador: em cada terminal, a contagem dos votos começa assim que a eleição for encerrada. 

1 - Todo o processo começa já nas nas seções: 


Às 17h, o chefe da mesa encerra a votação, e apura os votos feitos na urna daquela seção. Um comando é ativado na urna que já fornece o total dos votos contados. Então, um arquivo digital é gravado em disquete, criptografado (os dados ficam em código) e enviado para o cartório eleitoral mais próximo.

Visão traseira de uma urna eletrônica.

2 - O cartório recebe os disquetes com os resultados de cada seção e os envia, por meio de uma rede de computadores privativa da Justiça Eleitoral (que não pode ser acessada da internet comum), para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada Estado.


3 - Os dados transmitidos pela rede chegam ao TRE. Lá, são feitos vários procedimentos para checagem da procedência e correção das informações em uma máquina totalizadora, que se encarrega se:

 - O boletim foi gerado de uma urna oficial;

 - A identificação da urna bate com a urna enviada para a seção de onde vieram os dados.

 - O boletim foi feito com o software oficial da Justiça Eleitoral, que tem uma espécie de 'assinatura' própria;

 - O conteúdo é verificado pela máquina para identificar se não há nenhum "absurdo", como uma seção com votos nulos muito altos ou muito baixos.

 - Os resultados para deputados, governadores e senadores já são finalizados no TRE.. O dados referentes a presidência vão para o Tribunal Superior Eleitoral - TSE.


4 - O TSE recebe os dados da votação para presidente de cada TRE e faz o mesmo procedimento de soma das informações. Não há nova checagem, pois os dados enviados são considerados originais. O TSE, então, finaliza a apuração da votação para presidente e envia para o sistema de divulgação, que fornece as informações no Divulga e para a imprensa.

O tribunal estima que nessa eleição, a apuração dos votos para a presidência será finalizada até as 23 horas de domingo.


_________________________________________________________________________________
Avatar FoxxavierFoxxavier é estudante de jornalismo do 6° período, carioca, viciado em tecnologia que se identifica com o L do anime Death Note. Blogueiro há cerca de 3 anos . Colaborou e ajudou em muitos blogs e já passou pela equipe de 5 blogs.

Tags::

4 comentários

  1. Júnior says:

    Po, legal. Só um adendo: Não é mais disquete e sim PEN-DRIVE hehe... Sou presidente de sessão ;)

    Nosso sistema de votação é o melhor e mais rápido e eficaz do mundo.

    http://www.chinelada.com

  2. Não é em todos os estados ainda que são com memória flash, a grande maioria ainda usa os antigos disquetes, eu também sou presidente de sessão e na minha cidade todas as urnas ainda operavam com disquetes, mas ele prometem que até as eleições de 2012 todas as urnas sejam com memória flash.

  3. Anônimo says:

    Máquina de fazer merda...

  4. Anônimo says:

    Disquetes??
    Nossa, quando usava disquetes nem 50% deles funcionava direito, imagina quantos votos não vão pro lixo por causa disso...

Deixe sua opinião, ela é muito importante.Venha "pitacar" você também!