O que muda com a parceria entre Bing e Facebook ?

Fox Xavier | 17:36 | 2 comentários

Pesquisas mais sociais? Guerra aos logaritmos e robots?

Na última quarta-feira, dia 13, a Microsoft e o Bing anunciaram uma parceria que promete socializar as pesquisas virtuais. O buscador de Bill Gates passará a levar em conta no seu algoritmo de pesquisa, informações de contatos da rede social, tornando a página de resultados personalizada para cada internauta. De inicio, os usuários logados no Facebook vão ter a opção de “curtir” as páginas mais relevantes em suas pesquisas e compartilhar isso com seus contatos na rede social. O que vai tornar as pesquisas ainda mais precisas. Como? Vejamos...

Digamos que você busque por uma versão do pacote Adobe. Entra em uma infinidade de sites que exibem muitos links direcionando à arquivos dividos em partes que devem ser unidas com ajuda de um software especial. Logo você percebe que aquilo vai ser complicado demais e vai gastar muito tempo. Recorre então, a sites de torrent que oferecem versões até em chinês, mas que podem conter vírus e resolve não arriscar. 

O que fazer agora? Você pensa... Pensa... Até que a brilhante ideia (e ultrapassada) surge. Você resolve acessar o Orkut (sim ele ainda existe!) e busca por comunidades relacionadas ao pacote Adobe e percebe que tudo está lá: Links perfeitos para download, cracker, seriais, tutoriais e plugins. Informações que buscador nenhum é capaz de agregar na mesma página. 

Os últimos softwares robustos e games que baixei foram assim. Em comunidades do Orkut. Nem cheguei a cogitar a possibilidade de arremessar uma combinação de palavras no Google, já que eu tinha certeza de que encontraria o que eu queria do modo mais fácil e vasto. 

Programas, jogos, livros, músicas, vídeos e seriados. Tudo está disponível na internet. Complicado é encontrar alguma dessas coisas. Por isso mesmo que ferramentas como fóruns de discussão ainda são requisitadas. São pessoas compartilhando um gosto em comum, dividindo material e trocando experiências para tirar o melhor proveito.

O buscador da Microsoft não avista o rival Google no horizonte, mesmo com tanta inovação, investimentos e marketing pesado. É como se um grande paredão de montanhas separassem os dois. Podemos dizer que isso é gerado pelo fato do mesmo centralizar boas partes de suas funções à usuários dos Estados Unidos. Mesmo assim, o Bing dá um pontapé percebendo o inevitável... Que a internet é feita de pessoas. Pessoas que estão lá para compartilhar conteúdo.


_________________________________________________________________________________
Avatar FoxxavierFoxxavier é estudante de jornalismo do 6° período, carioca, viciado em tecnologia que se identifica com o L do anime Death Note. Blogueiro há cerca de tempos e que já passou pela equipe de 5 blogs.

Tags::

2 comentários

  1. Anônimo says:

    ... enquanto isto, o seu blog não tem um widget de pesquisa do Bing. Por que? Porque os widgets do Bing são absolutamente imprestáveis. Eles ainda tem muito chão para evoluir.

  2. Ótimo texto, parabéns! É realmente difícil o Bing alcançar o Google, como você disse... não é possível avistá-lo nem no horizonte! Mas vamos ver no que vai dar, tecnologia nunca é demais.

Deixe sua opinião, ela é muito importante.Venha "pitacar" você também!