Real e Euro: Qualquer semelhança é mera coincidência?

Fox Xavier | 20:39 | 17 comentários


Hoje, nosso desocupado governo brasileiro, anunciou a mudança nas cédulas do Real. O Banco Central visa diminuir o risco de falsificação, além de garantir uma nota mais durável. A entidade destacou o fato que todo ano, destrói, aproximadamente um terço do dinheiro em circulação por causa do desgaste.

Cada nota terá um tamanho diferenciado, a medida tem como foco a acessibilidade dos deficientes visuais que podem diferenciar as cédulas com o tato.

As notas de R$ 50 e R$ 100 já entram em circulação nesse semestre, outros valores, até meados de 2012. Com as novas cédulas, o Banco Central deve aposentar de vez a nota de um real, que já andava um pouco sumida. 

Alguns elementos de segurança já presentes nas atuais cédulas – como a marca d’água, o registro coincidente e a imagem latente – foram redesenhados de modo a facilitar sua verificação pela população e dificultar a reprodução por falsários.

O que o Banco Central ainda não explicou é a perceptível semelhança com Euro, moeda adotada por toda a comunidade européia. Temos que observar, também, o fato que o dólar é uma das moedas mais difíceis de ser falsificada, e que em anos de história, passou por poucas mudanças, jamais perdendo sua identidade.

 
Real e Euro: Qualquer semelhança é mera coincidência?

O Brasil deixa de ter uma moeda com identidade própria, copiando os padrões europeus. Algo lamentável para um país que busca o desenvolvimento . Novos equipamentos elevarão o custo de produção da cédula  em 28%, enquanto o salário do povo permanece no mesmo. #EpicFail Banco Central #EpicFail.




Tags::

17 comentários

  1. Anônimo says:

    E daí que os europeus tem as notas parecidas com a nossa? Se eles fizeram algo e ficou bom, não sei o motivo de não utilizar.

    E sim, o custo de produção irá aumentar, mas como o desgaste da nota será menor, isso diminuirá o desperdício de tantas notas (como dito, um terço do dinheiro é destruído). Além de diminuir a quantidade de notas necessárias, o que diminui o custo, ainda ajuda o meio ambiente. Esse aumento não mexerá tanto nas economias do Estado e ainda facilitará a vida de deficientes. Um pequeno aumento para uma boa causa.

    E você criticou o aumento do custo de produção mas citou o dólar como sendo de difícil falsificação. De uma coisa eu tenho certeza, o custo para a produção do dólar deve ser elevadíssimo (justamente por causa de sua anti-falsificação). E aí, como ficaria o salário do povo com esse custo para a produção de nota igual ao dólar?

  2. Thiago says:

    Vcs só sabem reclamar, ah, morram >.<

  3. Pinguancha says:

    Aff...isso é um padrão internacional...Como vc msm colocou no post,o euro e a segunda familia do dolar são assim por padrões...o objetivo dessa mudanca,além de evitar falsificacoes,é colocar o real dentro dos pedroes internacionais,facilitando uma possivel internacionalizacao da nossa moeda!

    Bjok

  4. E o Brasil continua com mentalidade de colônia.

  5. Dafne says:

    Mudar, eu até apóio. Só não vale copiar o modelo europeu, aí fica parecendo que nós não temos a nossa própia identidade. Como o Mattheus disse, nós continuamos com essa mentalidade de colônia.

  6. Caro anônimo, se um terço do dinheiro é destruido, deveriamos focas as mudanças na durabilidade e acessibilidade, ao contrário, o governo fez questão, também, de tornar as notas mais bonitas visualmente, aumentando o custo com a impressão e tendo que adquirir novos equipamentos. O custo de produção do dólar permanece praticamente inalterado por anos. A última mudança na moeda foi o aumento da tonalidade de verde, somente, nas notas de 20.Um dos motivos pelo qual o dólar é uma das moedas mais seguras contra a falsificação, se deve por um acordo que o banco central americano têm com fabricantes de impressoras e outros equipamentos, o dolar tem duas tonalidades de verde que são únicas e protegidas.

  7. Anônimo says:

    e os cassetes de TODOS os caixas eletrônicos do brasil deverão ser trocados por causa dessa brincadeirinha do banco central de alterar o tamanho das notas.
    alguém acha que isso será de graça?
    os bancos descontarão isso em mim, em VOCÊ. do bolso deles, não sai.
    uma solução paleativa deveria ter sido estudada.
    exemplo: aquela fita olografica da nota de 20, agente consegue senti-la ao passar a mão na nota.
    Se mudassem o lugar daquela fita de acordo com cada cédula, os cegos seriam beneficiados.
    que mudem as cores, modernizem as cédulas. mas mexer nos tamanhos é um tiro no pé. no pé do povo. no deles nao.. nem mexem com dinheiro. só cartão corporativo, ne.

  8. Olha, realmente, você levantou uma boa questão. Acredito que a fita holográfica ainda não seria o suficiente para identificação de deficientes visuais, essa preocupação foi um ponto que me agradou. Porém, foi bem pensado...Será que os bancos terão que adaptar seus equipamentos para as novas cédulas? Se algum bancário estiver apto à responder ler esse comentário, favor, compartilhe seu ponto de vista

  9. Apoio a mudança em aspectos de inclusão, tando de deficientes quanto da moeda no mercado mundial.
    Mas as decisoes de layout não me conquistaram, pois tem muito elementos do Euro.
    O processo de design deve considerar o usuário.
    então resumindo nota 100 para decisão do tamanho e nota 0 para elementos visuais, concordo que perdeu a identidade da moeda e país.
    Quando ao caixa eletrônico, se a moeda foi desenvolvida com metodologias de DESIGN acredito que pensaram previamente nessas questões.

  10. Gente, pra que criticar o investimento nas novas cédulas? Nosso país tá uma maravilha. Temos muito dinheiro sobrando. Inclusive, para ceder a outro país.

  11. Anônimo says:

    Acho que estão fazendo uma tempestade em um copo d'água, qual o problema se é parecido, isso é só dinheiro, um pedaço de papel que vc usa pra comprar coisas e serviços.
    Se adota padrões de acessibilidade ótimo. E o cara que reclama que vai ser descontado no POVO, a gente já paga 40% de tudo que produzimos em imposto, deve ser suficiente pra cobrir qualquer inovação.

  12. Dafne says:

    Vc táde brincadeira, né, anônimo?

  13. Não entendo seu ponto de vista, reclamar que o governo gastará mais para melhorar o padrão das notas, diminuindo as chances de falsificação, tornando o dinheiro mais durável, e trazendo uma maior acessibilidade para quem precisa, não faz muito sentido, fica até parecendo que é mais fácil deixar como está, obrigando estabelecimentos a comprar aparelhos para verificação de notas, que por sua vez elevam os custos que com certeza os estabelecimentos irão agregar ao valor final dos produtos que vendem.

    Interessante como tem gente que reclama de tudo e não tem nem um argumento confiável para debater.

  14. Ok Rodrigo, vc tem razão nisso!

    Mas o foque do meu argumento é o pq de copiar o Euro? O Brasil é tão reconhecido quando cria politicas própias e implanta seus padrões. Nossa politica de combate à Aids é a mais respeitável do mundo. Nosso sistema de votação eletrônica serve como espelho para inúmeras nações...

    Pq temos que copiar moldes europeus? parece que a questão foi do seguinte modo:

    - Senhor, precisamos mudar as notas para ficar mais seguro, acessivel e confiável...

    - Beleza! Copie tudo do Euro.

    Pq o Brasil não sentou e discutiu isso melhor com a presença de outros setores, com vista a se obter uma discussão focada e que pudesse criar nosso "padrão", certo que jamais agradaria todos, como o padrão de plugues e tomadas. Trabalho em uma empresa ligada a implantação desse padrão e recebemos inúmeras reclamações sobre isso, é natural que isso aconteça.O Real era uma das moedas com mais identidade própria no mundo, cada uma com sua cor de cédula, cada cédula com uma representação da nossa fauna. Isso permanece? Sim! Mas agora o real parecerá um Euro paraguaio.

  15. Anônimo says:

    O que o Banco Central ainda não explicou a perceptível semelhança do Real com o Euro, moeda adotada por toda a comunidade européia.
    O Brasil deixa de ter uma moeda com identidade própria, copiando os padrões europeus. Algo lamentável para um país que busca o desenvolvimento. Novos equipamentos elevarão o custo de produção da cédula em 28%, enquanto o salário do povo permanece no mesmo.
    O objetivo dessa mudança é colocar o real dentro dos padrões internacionais, facilitando uma possível internacionalização da nossa moeda!
    O governo também fez questão de tornar as cédulas e moedas mais bonitas visualmente, aumentando o custo com a impressão.
    E o porquê de copiar o Euro? O Brasil é tão reconhecido quando cria políticas próprias e implanta padrões.

    Por que temos que copiar moldes europeus? Parece que a questão foi do seguinte modo:

    - Senhor, precisamos mudar o dinheiro para ficar mais seguro, acessível e confiável

    - Beleza! Copie todo do Euro.

    Porque o Brasil não sentou e discutiu isso melhor? Obter uma discussão que pudesse criar nosso "padrão"

  16. Anônimo says:

    Vale lembrar que os europeus copiaram as nossas moedas - tanto o tamanho, quanto a cor. Nós, ao menos, só estamos copiando o tamanho das cédulas deles.

  17. Anônimo says:

    estou na dúvida agora, o real não foi lançado primeiro que o euro???? o real foi lançado em 94 e o euro em 2002, já existiam notas de real antes do euro entao me parece que foi o contrario, o euro que copiou o real…rsrsrsrsrsr

Deixe sua opinião, ela é muito importante.Venha "pitacar" você também!